Área Offshore

O uso do VFace em Navios e Plataformas

Objetivo :

Identificação de pessoas pela biometria facial para controle de acessos a áreas restritas e acompanhamento e gerencia de embarques e desembarques das embarcações.

 

Em que contribui :

 

Módulo Administrativo : No centro de controle de operações é feito o cadastro das pessoas e seus respectivos registros de permissões de acessos, período de permanência na embarcação, áreas permitidas para acesso entre outras informações a considerar.

 

Embarque e Desembarque : Usando um dispositivo móvel (tablet ou smartphone) com acesso a internet o agente, através do VFace, captura a imagem do indivíduo, que imediatamente realiza a identificação do mesmo e informa quais permissões de acesso o mesmo possui, e todos os dados relevantes para o controle da operação (período permanência, local/data desembarque, etc.) evitando assim o acesso a locais impróprios, bem como embarques e desembarques indevidos.

 

Controle de acesso dentro das embarcações : Um agente de segurança, utilizando o VFace num dispositivo móvel com acesso a internet, pode interceptar o indivíduo a qualquer momento e em qualquer local da embarcação e consultar, a partir da biometria facial, se o mesmo possui autorização para frequentar aquele local específico.

Desta forma, além da rapidez do processo, facilita a abordagem do agente, principalmente quando o indivíduo abordado não está de posse de seus documentos de identificação.

 

Além dos dispositivos móveis, estas identificações também podem ser realizadas a partir de câmeras de vigilância ligadas a servidores específicos para tratamento das imagens, onde as identificações são realizadas de forma autônoma, sem interferência de operadores, e caso haja alguma ocorrência indevida o sistema emita alertas para os responsáveis tomarem as devidas medidas corretivas.

 

Vale ressaltar que todas as operações de identificação realizadas pelo VFace, tanto pelos dispositivos móveis quanto pelas câmeras de vigilâncias, são devidamente registradas no banco de dados permitindo auditorias e verificações das abordagens realizadas.